Como surgiu?

Olá! Me chamo Alexandre Galvão, sou Designer Gráfico e voluntário digital. Sempre me interessei na promoção de causas sociais, contudo não sabia exatamente como poder ajudar outras pessoas...até que um dia descobri! Usar o Design em prol da sociedade através de artefatos de comunicação visual.

Desde então resolvi desenvolver uma série de ilustrações, artes e infográficos sobre o encorajamento e promoção do ato de doar sangue, doar medula óssea e doação de órgãos, conscientização ambiental e outros temas importantes para a sociedade.

Apenas com a informação podemos transformar a sociedade. 

Com o tempo percebi uma sazonalidade nas campanhas de divulgação, se intensificando em alguns meses do ano, ou quando alguma figura pública precisa com urgência. Muito bom estas campanhas pontuais. Todavia o mais interessante é MANTER uma campanha PERMANENTE com a premissa de divulgar essas idéias.

Percebi também que a maioria das entidades que trabalham causas sociais no terceiro setor tem uma grande deficiência em seus planejamentos de comunicação visual, muitas vezes este planejamento não existe. A não profissionalização na programação visual inserida na estrutura comunicacional das ONGs é bastante notória, o que torna o processo bastante incipiente em seu objetivo de levar a informação a sociedade.

Assim surgiu o Instituto Alexandre Galvão! 

Missão...

Fornecer consultoria e dar suporte nos projetos de comunicação visual para organizações do terceiro setor. Desenvolver permanentemente campanhas de conscientização sobre temas relevantes para o bem estar social e ambiental.

Visão...

Ser a maior agência digital de comunicação visual do terceiro setor, fornecendo assessoria às organizações sociais.

Valores...

Ética, comprometimento, gratuidade, responsabilidade, profissionalismo, parcerias.  

Você também pode participar do Instituto Alexandre Galvão sendo uma peça fundamental em todas as ações desenvolvidas. SEJA UM MULTIPLICADOR! Faça a sua parte pela sociedade baixando as artes e compartilhando com seus amigos, grupos e redes sociais. Pois sempre haverá alguém que precisará de um incentivo ou informação para superar os desafios que a vida nos impõem. E VOCÊ poderá fazer a diferença levando a informação certa para a pessoa certa!

Como o Instituto funciona?

Para se criar uma arte é necessário seguir uma metodologia criativa:

1 - Elege-se um tema específico.

2 - Realizo uma pesquisa de referenciais teóricos em sites especializados, livros, revistas, profissionais parceiros (Médicos, Nutricionistas, Psicólogos).

3 - Realizo uma pesquisa de referenciais imagéticos para definir que narrativa visual a mensagem terá e se o tema visual será consonante com a mensagem textual.

4 - Desenvolvo o layout da arte tecendo harmonia entre texto e imagem. O formato padrão escolhido é o vertical propício para se adaptar a tela de celular, pois é pelo aparelho que a maioria das pessoas acessa a internet e fazem pesquisa, além de ser uma ferramenta de comunicação mais imediata.

5 - Compatilho as artes em meus contatos pelo WhatsApp, Facebook, Instagram e publico em meu site alexandregalvao.com.br

6 - Eventualmente ocorre de me solicitarem uma arte em outro formato como em paisagem ou dimensão específica, para alguém divulgar em algum site ou outra midia ,assim refaço o layout atendendo as novas dimensões para que a aplicação se reproduza de forma correta.

Ufa!! Muita coisa! Este é um processo permanente, sem sazonalidades.

Você também pode ser um colaborador!

Você pode ajudar a continuidade de todas as ações do Instituto Alexandre Galvão sendo um colaborador financeiro. O funcionamento de todas essas ações sempre gera um custo, alguns fixos outros variáveis. No entanto podemos ter uma ideia de como os recursos são gastos com o infográfico abaixo:

O que você pode ganhar em troca?

Se fosse possível agradeceria pessoalmente a todos que colaboram com esta ação, seja financeiramente, compartilhando ou apenas recebendo as artes. Mas sempre tem um jeito de agradecer a pessoas muito especiais...

- Recebendo todas as artes regularmente, com um breve cadastro no site.

- Publicação do nome no site, com a sua autorização, para os colaboradores financeiros. 

- Arte comemorativa de agradecimento individual para você compartilhar com seus amigos (brindes), para os colaboradores financeiros.

- Saber que pode ajudar a salvar uma vida e disseminar conhecimento em prol da sociedade.